Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O DIVÓRCIO A LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS

Nos dias atuais homens e mulheres buscam, incessantemente, a realização profissional e o sucesso financeiro. Ambos disputam os mais variados espaços no mercado de trabalho, não existindo mais razão  para preconceitos contra a mulher. 

Cada vez mais a mulher ocupa, no mercado,  postos de trabalho jamais ocupadas pelo sexo feminino. 

Os espaços importantes, cada vez mais, ocupados pela mulher, de certa forma, acaba criando um certo desconforto à alguns homens, inseguros talvez.

Muitas vezes o homem não expressa, de forma explicita, seu inconformismo  com o sucesso profissional da mulher, mas de forma implícita acaba lançando sobre ela suas frustrações e insatisfações, causando com isso, descontentamento e desconforto na relação conjugal.

Manter uma relação conjugal quando o cônjuge não valoriza sua parceira, acaba por sacrificar, ainda mais, a mulher que já tem  tantas responsabilidades sobre si.

A mulher tem a obrigação, como todo profissional, de desempenhar suas funções de forma perfeita a obter êxito nas tarefas a ela delegadas, tem de enfrentar dupla jornada de trabalho, já que em casa tem o dever de cuidar da educação dos filhos, da família e, na maioria das vezes, precisa ajudar na manutenção da casa ou até mesmo, mantê-la.

A situação se agrava quando falta o devido respeito, comprometimento, companheirismo e principalmente, o amor.

O desgaste diário, a rotina, a ausência, a desvalorização e a falta de compromisso do parceiro, dia a dia, vão acumulando, desgosto, tristeza, solidão, rancor  e o fim de tudo isso, inevitavelmente é o DIVÓRCIO.  

O DIVÓRCIO A LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS

O casamento não é uma invenção do homem. Casamento é o alicerce da sociedade, é uma instituição sagrada criada por DEUS! No entanto, Deus é liberdade,  paz, amor, Ele não criou o homem e mulher para casar-se e viver infeliz, ao contrário, Deus olhou para o homem e disse:
"Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora para ele." (gêneses 2:18).(Destaques dos subscritores).

O divórcio é repudiado pelas Escrituras Sagradas, exceto no caso de ADULTÉRIO, ou se se divorciar que permaneça sozinho, sem se casar novamente. Ou seja, está "condenado" a viver sozinho (a) o resto da vida. Assim é tratado o divórcio na Bíblia Sagrada. In verbis:  

" Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete Adultério." (Mateus 5:32) (Destacamos).

Insta salientar; sem a pretensão de promover o divórcio, que realmente a família é a base da sociedade e o divórcio, a sua destruição, mas, no entanto, é difícil visualizar um DEUS que tem prazer no sofrimento, na solidão. NÃO, esse não é o DEUS que eu creio. 
Creio em um  Deus que é amor, liberdade,  livre arbítrio. Creio também, que DEUS, sabiamente, na Sua Magnitude, nos estimula a não praticar o divórcio, mas havendo a necessidade de fazê-lo, não creio na condenação eterna, haja vista que se confessarmos nossos pecados é fiel e justo para perdoar.  Vejamos:

"Responderam-lhe: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?"
"Disse-lhes Ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio." (Mateus 19:7 e 8). (Destacamos)


Obviamente,  a Bíblia dá sobre o assunto de divórcio, o ensinamento para moderar, reprimir e estabelecer a ordem no assunto do divórcio, repudiando-o para que não venha acontecer, mas por conta da dureza do coração do homem, cremos que não será condenado em razão dele.

Ainda nesse contexto, cabe ressaltar que Deus não condenou a mulher adúltera, perdoou o ladrão da cruz, e está Apto a perdoar tantos quantos a Ele pedir.   

Enfim, sem o propósito de levantar bandeira em defesa do divórcio, decisão que deve ser tomada apenas quando a convivência se tornar insuportável ou em caso de adultério, ao meu ver, não creio que Deus condene uma pessoa, tão somente, porque não suportou a convivência no matrimônio e acabou por se divorciar.  

Quanto a esse assunto, cada um julgue-se a si mesmo nas suas próprias decisões!!!